StaticPageTitle

 
 
 

Sobre a Rede Nossa São Paulo (RNSP)
Desde o seu lançamento, em 2007, a Rede Nossa São Paulo (RNSP) trabalha para mobilizar a sociedade e sensibilizar governos municipais a adotar o desenvolvimento sustentável socialmente, ambientalmente, economicamente, culturalmente e politicamente. E, neste sentido, a redução das desigualdades é um eixo central para a sustentabilidade.

A RNSP atua em redes para exercer influência e viabilizar propostas, construir espaços de participação, facilitar a influência da sociedade na elaboração e acompanhamento das políticas públicas e elaborar conteúdos a fim de fomentar a mobilização e a ação da sociedade e dos governos.

Para além das fronteiras de São Paulo

Desde a sua concepção, a Rede Nossa São Paulo teve a intenção de provocar e incentivar mudanças em outras cidades do País. A ideia era gerar exemplaridade a partir das ações na cidade de São Paulo.
Inspiradas pela RNSP, iniciativas semelhantes foram criadas em cidades brasileiras e na América Latina, que se consolidaram como a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e a Rede Latino Americana por Cidades Justas e Sustentáveis.

A expansão das ações para outros municípios brasileiros ganhou ainda mais intensidade com o Programa Cidades Sustentáveis, lançado em 2011 pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com a Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

O programa oferece uma plataforma que funciona como uma agenda para a sustentabilidade, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e abordando as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos. A cada um deles estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência. Estamos diante da oportunidade de criar um novo padrão de relação dos cidadãos com a política, os candidatos assumindo compromissos concretos e os cidadãos acompanhando os resultados desses compromissos.

Missão

A Rede Nossa São Paulo (RNSP) é apartidária e tem por missão mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando a uma cidade de São Paulo mais justa e sustentável.

Visão

O atual modelo de desenvolvimento tem esgotado os recursos naturais e a biodiversidade, alterado o clima, aquecendo o planeta e aprofundando as desigualdades sociais. Trata-se de um modelo insustentável. Faz-se necessário rever o comportamento dos cidadãos, estabelecer prioridades e políticas públicas a fim de fomentar o desenvolvimento sustentável que promova o bem estar de todos e das futuras gerações. As cidades têm um papel cada vez mais decisivo neste processo, sendo que mais da metade da população mundial já vive em cidades e 85% da população brasileira. Este processo de mudança terá êxito e será sustentável se contar com uma ampla participação da sociedade a partir do aprofundamento e aperfeiçoamento da democracia participativa.

Sobre o acervo

O lançamento deste acervo marca os oito anos de atuação da Rede Nossa São Paulo. Os documentos aqui reunidos revisitam sua trajetória desde os primeiros momentos, em 2007, e registram as iniciativas que ainda estão em curso e que, certamente, continuarão a provocar desdobramentos em todo o País e na América Latina.

Esta plataforma, viabilizada pelo apoio da Open Society Foundations, faz parte de um projeto de memória institucional que inclui publicação virtual, apresentações e vídeos – todos em português, inglês e espanhol. O objetivo é que essa história possa servir como referência para outras iniciativas.

Todas as conquistas da Rede Nossa São Paulo só foram possíveis porque inúmeras pessoas e organizações abraçaram esta ideia e se envolveram em um esforço coletivo para a concretização desse sonho. A todos aqueles que nos ajudaram neste caminho, nosso mais sincero agradecimento.

Confira as nossas publicações institucionais:

Apresentações:
Português
Inglês
Espanhol

Vídeos, em português:

História e iniciativas da Rede Nossa São Paulo por cidades melhores (longo)
História e iniciativas da Rede Nossa São Paulo por cidades melhores (curto)

Inglês:
History and initiatives from Rede Nossa São Paulo for better cities (long)
History and initiatives from Rede Nossa São Paulo for better cities (short)

Espanhol:
La historia y las iniciativas de la Rede Nossa São Paulo por mejores ciudades (largo)
La historia y las iniciativas de la Rede Nossa São Paulo por mejores ciudades (corto)